Está sendo realizado hoje (3) e amanhã, das 8h30 às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Encontro com Dirigentes da Educação Básica sobre a Estratégia de Implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). A atividade promovida pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de capacitar técnicos estaduais e municipais para a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola.
Participam do encontro, dirigentes estaduais e municipais de educação cujas escolas foram identificadas como instituições de atendimento prioritário, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ao todo elas somam 9.861 no país, sendo que 1.981 estão concentradas na Bahia e 677 pertencem à rede estadual.
Para a implementação do PDE-Escola, serão realizados, inicialmente, 14 encontros com secretários estaduais e dirigentes municipais de educação, dos estados e municípios onde as escolas obtiveram os piores resultados do Ideb.
Nesses encontros serão apresentadas as estratégias para a capacitação de técnicos estaduais e municipais para a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola, conforme o Plano de ações financiáveis. A partir disso as escolas listadas receberão apoio técnico e financeiro do MEC/FNDE.
Durante o evento, os municípios recebem o Termo de Adesão a ser assinado pelo dirigente municipal de Educação que assume o compromisso de oferecer as condições necessárias à efetivação das ações propostas. A iniciativa integra as ações do PDE/Compromisso Todos pela Educação e se efetivará por meio da parceria entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.