Cerca de 1.100 alunos de 20 escolas da rede estadual de ensino de Salvador recebem amanhã (16), às 9h, no salão Yemanjá do Centro de Convenções, os certificados de conclusão da Formação em Agente de Desenvolvimento Comunitário (ADC). A ação faz parte Programa Jovens Baianos (PJB), desenvolvido pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e da Educação (SEC), em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
Criado em 2003, o Programa Jovens Baianos (PJB) tem por finalidade promover, principalmente nos espaços escolares, projetos, oficinas e cursos profissionalizantes voltados para jovens das comunidades carentes, na faixa etária de 16 a 24 anos. A intenção é despertar no participante o seu potencial enquanto cidadão e agente de transformação social.
A Formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário, uma das ações do PJB, valoriza a capacidade de inovação e atuação dos alunos nas suas escolas e comunidades. O jovem passa por três etapas socioeducativas: mobilização social, mobilização teórico-vivencial e execução de Planos de Ação (PAs) nos bairros carentes.
A solenidade de certificação dos ADCs contará com a presença do governador Jaques Wagner, dos secretários estaduais Valmir Assunção (Sedes), Adeum Sauer (SEC) e da superintendente geral interina da Flem, Vera Queiroz.