Mais de 1800 escolas atendidas, 1,3 milhão de alunos beneficiados e 5 mil professores capacitados. Este é o balanço do Projeto Crescendo – Cidadania Ativa, que está sendo executado pela Agerba, autarquia vinculada à Secretaria de Infra-Estrutura, com o objetivo de levar aos alunos da rede pública de ensino conhecimentos sobre direitos e deveres do cidadão nas áreas de energia elétrica e transporte rodoviário intermunicipal. O programa já chegou a 309 dos 417 municípios baianos.
Em setembro, o projeto foi implantado nos municípios do Baixo-Sul, capacitando 309 professores, beneficiando 116 escolas e 23 mil alunos de Maraú, Camamu, Igrapiúna, Ituberá e Cairu. Os professores atuam como agentes multiplicadores e têm sido parceiros da Agerba na execução do programa, porque entenderam que é importante para o aluno ser preparado na escola para a defesa, no futuro, de seus direitos de cidadão.
Criado em 2001 pela Agerba, através de convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e em parceria com as concessionárias Coelba e TWB, o Projeto Crescendo já foi contemplado com quatro prêmios por sua importância para o estímulo à prática da cidadania. A experiência pioneira do projeto já foi levada, inclusive, à África, durante o Simpósio Internacional de Regulação, realizado em Cabo Verde.
A Bahia conta com 3,2 milhões de consumidores de energia elétrica e cerca de 10 milhões de pessoas utilizam mensalmente o transporte intermunicipal de passageiros. “É importante que os alunos das escolas públicas, que no futuro serão consumidores, sejam preparados agora para que possam defender seus direitos com fundamento. Como agência fiscalizadora, é dever da Agerba promover ações focadas na eficiência e na melhoria dos serviços que chegam à população", destacou o diretor-executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto.
Os recursos para a execução são da ordem de R$ 1,2 milhão e o projeto tem como materiais didáticos kits sobre a temática de energia elétrica e o transporte intermunicipal – cada um contém um livro, um vídeo e um C D. Os livros levam aos alunos conhecimentos sobre a reforma institucional do setor elétrico, os agentes reguladores, os princípios legais e normativos da regulação, a importância do transporte na qualidade de vida da população, qualidade de serviços, direitos e deveres dos usuários, entre outros temas.
Além dos municípios do Baixo-Sul, o Projeto Crescendo chegou este ano também a Belmonte, Itapebi, Mucuri, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Ibirapuã e Lajedão, no Extremo-Sul do Estado. Até o final deste ano, mais sete municípios serão atendidos: Irará, Santanópolis, Ouriçangas, Santa Brígida, Jeremoabo, Nova Glória e Paulo Afonso.