A avaliação vai deixar de ser uma rotina reservada apenas à vida estudantil para se tornar uma prática daqueles que planejam a política educacional no estado. Com o objetivo de melhorar os serviços prestados ao cidadão, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) quer que os processos avaliativos estejam presentes também no dia-a-dia dos seus próprios funcionários.
Para isso, realizou de segunda (22) até hoje (24) a capacitação de o grupo de servidores – representantes do órgão central, das Diretorias Regionais (Direc) e das escolas – que vai trabalhar na primeira auto-avaliação da Secretaria.
A iniciativa atende à primeira etapa do Plano Diretor de Gestão (PDG), um programa da Secretaria Estadual de Administração (SAEB) que começa a ser implantado no Governo do Estado a partir da SEC.
Com os resultados da auto-avaliação, será elaborado um Plano de Melhoria da Gestão e, em seguida, a secretaria vai dar início a um processo contínuo de pactuação, monitoramento e avaliação de resultados em todos os setores e instâncias da SEC. O Plano também contempla a auto-avaliação das Direc e das escolas.
A auto-avaliação estabelece como aferidores sete principais critérios para a gestão pública: Liderança, Estratégias e planos, Cidadãos e sociedade, Informação e conhecimento; Pessoas; Processos e Resultados. O procedimento segue a metodologia do Gespública, o programa do governo federal para a excelência da gestão pública.
Todos os resultados são balizados por fundamentos, cujo principal é a excelência dirigida ao cidadão, ou seja, a qualidade dos serviços prestados à população. No caso da SEC, isso significa principalmente assegurar o acesso, a permanência e o aprendizado dos alunos.
A SEC aderiu ao Gespública no mês de novembro e, desde então, tem realizado em parceria com a Petrobras uma série de encaminhamentos que possam promover uma gestão mais eficiente para o cidadão. Além do curso, o Gespública já contribuiu para a sistematização da missão, visão e valores da SEC, além do planejamento estratégico para a atual gestão.