Processamento e Marketing de Carnes Caprinas e Ovinos, palestra do especialista Ronaldo Pontes Dias, da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), abriu hoje (16), às 8h30, no anfiteatro, módulo 2, campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o segundo dia da VI Semana de Engenharia de Alimentos. Iniciado ontem (15), o evento, promovido pelo Diretório Acadêmico de Engenharia de Alimentos da Uefs, prossegue até sexta-feira (19).
A programação completa, contendo palestras e cursos, pode ser conferida através da internet (www.uefs.br, seção Acontece). A Semana de Engenharia de Alimentos é coordenada pelas professoras Cristina Maria Silva e Ana Carolina Chaves. A abertura foi realizada com a presença do reitor e do vice-reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana e Washington Almeida Moura, e de representantes das comunidades interna e externa.
A agroindústria como fator determinante para a melhoria da qualidade de vida da população do semi-árido, através do uso de novas tecnologias para a geração de emprego, ocupação e renda, foi debatida no primeiro dia. O palestrante foi o engenheiro agrônomo, mestre em Administração e professor do curso de Administração da Uefs, Antônio Carlos Argolo. “Sem agregar valor, o produtor exporta apenas matéria-prima; os benefícios do emprego e a renda são transferidos para outras regiões”, advertiu.
Ainda na segunda-feira, os participantes da Semana de Engenharia de Alimentos assistiram à palestra sobre Produção e Certificação de Alimentos Orgânicos, proferida por Antônio Carlos Fonseca, da Fundação Mokiti Okada.