As inscrições para a 4ª Edição do Prêmio Top Social que, este ano, traz a educação como tema e adotou o programa Todos pela Alfabetização – Topa como projeto-amigo, continuam abertas até sábado 20. A escolha se dá devido ao sucesso de cases sobre educação, em edições anteriores, e explicita a necessidade de se combater os alarmantes índices de analfabetismo no Brasil e, principalmente, na Bahia.
O secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, destacou ser preciso que a educação penetre na mente das pessoas e “delegou” aos publicitários, o cumprimento dessa tarefa. “Esta é uma grande oportunidade de nos mobilizarmos para reverter os nossos indicadores, que são muito ruins. Temos o maior contingente de analfabetos do país”, enfatizou.
Ele considera fundamental o entrelaçamento entre governo e sociedade civil para conseguir transformar a realidade, contribuindo para o desenvolvimento do estado e para a melhoria da qualidade de vida dos baianos.
Embora nas edições anteriores o prêmio tenha homenageado instituições de saúde, este ano a organização do prêmio decidiu mudar o foco devido ao grande número de cases premiados na área da educação. “Em função dos resultados anteriores, encampamos essa idéia e também por entender que para haver uma total sintonia para a responsabilidade social, a melhor via é a educação”, avaliou Victorio Garrido, da Associação de Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia –ADVB.
O presidente da Abap-Ba, Sidônio Palmeira, defendeu que é de extrema importância o envolvimento da sociedade. “Temos uma grande admiração pelo trabalho significativo que a secretaria estadual da educação vem fazendo. Mas não poderíamos ficar somente na admiração passiva, era preciso também fazer a nossa parte”, disse Palmeira.
O Topa

O programa desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia visa reduzir o índice de analfabetismo no estado pela metade até o ano de 2010. Pretende capacitar para a leitura e a escrita pelo menos um milhão de baianos, num processo que já conta com a participação de 361 municípios e 160 entidades da sociedade civil. A meta para 2007 era de alfabetizar cem mil baianos, mas os números gerados pelas parcerias firmadas até então indicam um número de 211 mil alfabetizandos, nessa primeira etapa do programa.
A cada edição do Top Social é escolhida uma entidade para ser homenageada por suas ações reconhecidas na sociedade baiana. Nesta quarta edição, a entidade homenageada será o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Nos anos anteriores tivemos as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o Hospital Aristides Maltez e o Hospital Martagão Gesteira.
O encerramento da premiação ocorre com a entrega do troféu Top dos Top´s, que leva o nome da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes. O troféu deve ser disputado por organizações privadas, públicas e do terceiro setor legalmente constituídas no país, que desenvolvam práticas que contribuam para a promoção do bem estar social, do desenvolvimento sustentável e da mobilidade social.