Fomentar a criação de um espaço permanente de diálogo entre estudantes, professores e pesquisadores sobre questões relacionadas à cultura oral e patrimônio simbólico. Esse é um dos objetivos do I Seminário do Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (Nutopia) – Palavras, Espaços, Corpos e Som. O evento acontece no Centro de Estudos das Populações Afro-Indígenas-Americanas (Cepaia), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), nas próximas terça (30) e quarta-feiras (31), a partir das 8h. O Cepaia fica na Rua do Carmo, 4, Centro Histórico.

Os interessados em participar das Comunicações, espaço destinado à apresentação de trabalhos, têm até o dia 28 para submeter os resumos. O material deve atender às normas e padrões de envio. O valor das inscrições varia, sendo R$ 10 para estudantes de graduação ou ouvinte, R$ 20, para pós-graduados com apresentação de trabalho, R$ 40 para mestres ou doutores, incluindo a apresentação de trabalho.

Todos aqueles que pretendem participar deverão preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail grupodiversidade@br.inter.net. Os interessados também devem fazer o pagamento da taxa no Banco Bradesco, agência 3004-0, conta 47565-3 e enviar o comprovante para o fax do Cepaia. Mais informações pelo telefone 3241-0787.

Para o coordenador do núcleo e também do evento, professor Ari Lima, o Nutopia surgiu da necessidade de criar um vínculo permanente entre projetos de pesquisa e extensão de vários professores e pesquisadores da Uneb.

“É importante desdobrarmos o trabalho realizado pelo Cepaia. Há vários anos o centro vem interagindo com as populações afro-descendentes e índio-descendentes da Bahia, através de projetos de pesquisa e extensão, projetos sociais e pedagógicos, mas ainda carece de uma linha de trabalho que esteja voltada para o conhecimento e a produção sociocultural, histórica e artística dessas populações” disse Lima.

Na programação do evento, estão confirmadas as participações do diretor do Cepaia, Vilson Caetano, os professores, Katharina Döring, Sílvio Oliveira, do departamento de Educação (DEDC) do Campus II em Alagoinhas; o coordenador dos Movimentos Religiosos no Mundo Contemporâneo do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), José Jorge de Carvalho, o antropólogo Marcelo Manzatti entre outros.