O Microsoft Innovation Center Bahia (MIC), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promove o programa Student to Bussiness (S2B), treinamento em Tecnologia da Informação (TI). Os interessados podem se inscrever até segunda-feira (24), através do site www.centrodeinovacao.org.br. Na edição anterior, ainda com o nome de ProForm.Net, a Bahia bateu recorde de inscritos na região Nordeste – 5,6 mil inscrições, com o maior número de concorrentes por vaga do país.
O programa acontece em 10 estados do Brasil e tem como objetivo oferecer gratuitamente cursos de especialização e capacitação a estudantes dos ensinos médio, técnico e universitário interessados em TI, nas linhas de desenvolvimento e infra-estrutura de sistemas, facilitando o acesso desses jovens ao mercado de trabalho.
Segundo Virgílio Barreto, que comanda o setor de operações da Gerência de Informática (Gerinf) da Uneb, devido à grande procura e o sucesso do programa, o número de vagas para a Bahia foi ampliado de 400 para 900. “Por causa dessa demanda e para um melhor atendimento aos estudantes, foram estabelecidas parcerias com as Faculdades Jorge Amado e Ruy Barbosa”, afirmou Barreto.
Para aqueles que tiverem interesse na área de desenvolvimento de sistemas, serão oferecidos cursos de formação nos programas Microsoft Solutions Framework e na plataforma.Net. Na área de infra-estrutura, os alunos serão capacitados em administração de redes na plataforma Microsoft Windows Server 2003.

Etapas

O programa de treinamento é dividido em três etapas. Ao final das fases 1 e 2, é realizado um teste para avaliar se o estudante participará ou não da fase seguinte. Durante a primeira etapa do programa, que acontece entre os dias 29 e 30 de outubro, no Auditório Zélia Gattai, nas Faculdades Jorge Amado, os alunos terão oportunidade de conhecer com mais propriedade as características de uma das áreas e escolher em qual deles pretende se aperfeiçoar. Já na segunda fase, marcada para os dias 6 a 14 de novembro, os interessados em desenvolvimento de sistemas e em infra-estrutura separam-se em turmas distintas.
Para os alunos que passarem pela avaliação da segunda etapa será oferecido o acesso ao Curso on-line preparatório para a obtenção da Certificação Internacional da Microsoft. Aqueles que obtiverem êxito na prova, que será realizada ao final deste curso, terão o direito de fazer, gratuitamente, a prova para obter a certificação Microsoft. Essa certificação é importante, porque amplia as chances dos estudantes de atuarem no mercado de trabalho com mais credibilidade.
Na última etapa, os 60 finalistas farão um projeto prático real com o tema Meio Ambiente, mesmo tema utilizado na Copa do Mundo de Computação, no ano que vem. Além disso, todos os alunos participantes do programa, mesmo que somente da primeira etapa, poderão ter seus currículos divulgados junto à International Association of Microsoft Certified Partner (IAMCP).
“Isso aumentará as chances de concorrer a vagas de emprego nas empresas que necessitam de profissionais qualificados nas plataformas da Microsoft para completar seus quadros de funcionários”, avaliou a coordenadora comercial do MIC Bahia, Mônica Góes.
Todos os alunos do curso de treinamento poderão obter gratuitamente softwares da Microsoft. Para isso, eles precisam apenas se inscrever na edição 2008 da Imagine Cup, a copa do mundo da computação organizada pela Microsoft. A inscrição deve ser efetuada no momento da inscrição para o curso de treinamento. Os softwares poderão ser baixados da internet e ajudarão os estudantes a estender o aprendizado para casa.