Conservação e restauração de documentos. Esse é o novo curso promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
O curso faz parte do Projeto Memória da Educação na Bahia (Promeba), coordenado pela professora Jaci Menezes e por Hildete Costa, coordenadora da Biblioteca Professor Luis Henrique Dias Tavares (Biblioteca do Mestrado).
O evento acontece entre os dias 5 e 9 de novembro, das 14h às 18h, no Prédio da Pós-Graduação. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 4 de novembro, na Biblioteca do Mestrado, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$60.
O valor deve ser depositado em qualquer agência do Banco Bradesco, na conta corrente 10434-5, agência 3567. Os participantes receberão um certificado de participação com a carga horária de 20h.
De acordo com Hildete, estão sendo oferecidas 50 vagas, sendo que oito são reservadas para servidores públicos da UNEB.
O curso visa proporcionar noções básicas quanto ao conhecimento de procedimentos técnicos e éticos na área de conservação e restauração de documentos.
“Além da restauração de documentos, o curso irá abordar questões sobre a conservação e restauração nas funções dos arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação”, disse Hildete. Os participantes terão noção de como a temperatura, a umidade e a oleosidade da pela humana podem afetar a integridade dos documentos.
Podem participar do curso, profissionais e estudantes das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Secretariado, Museologia e História, além de todos aqueles que lidam com a conservação de documentos.
As aulas serão feitas de forma expositiva, mas também acontecerão debates, sistematização de experiências, visitas a instituições de conservação e restauração de documentos.
“Pretendemos com esse curso formar conservadores de acervo para a nossa instituição e para a Bahia, já que Salvador e cidades do interior sofrem com a carência desses profissionais”, falou Hildete.
O instrutor do curso de Conservação e Restauração e documentos será o Frei Ulisses Sobrinho, especialista em Arquivologia e em Biblioteconomia. Sobrinho também é consultor e professor em Conservação de Arquivos, Bibliotecas e Museus, atuando na Bahia há mais 10 anos.
Estão apoiando esse evento o Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, em Salvador, e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Informações: Biblioteca do Mestrado – Tel. 3117-2448/2394 ou por e-mail centrodocmemo@yahoo.com.br.