A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) promove, segunda e terça-feira (22 e 23), no campus I, em Salvador, o workshop Desenvolvimento de Jogos Digitais no Nordeste – Mapeando possibilidades. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. O objetivo é incentivar e fortalecer as ações na área de desenvolvimento de jogos digitais educacionais.
O evento vai reunir pesquisadores e empresários de todas as regiões do Nordeste que desenvolvem atividades ligadas a jogos digitais educacionais. O público-alvo é formado por estudantes, graduados e pós-graduandos que se interessem pelas pesquisas e práticas nessa área.
A Uneb é a instituição pioneira no país em desenvolvimento e nas discussões sobre jogos eletrônicos. Desde de 2003, pesquisadores e estudantes se dedicam ao tema, com a criação o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais, cadastrado no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo desenvolve investigações e pesquisas sobre o potencial pedagógico dos games, além de uma equipe multidisciplinar de professores e estudantes das áreas de educação, design e informática.
O atual projeto do grupo é o Tríade, primeiro Role Playing Game (RPG) eletrônico desenvolvido na Bahia e que tem como tema os ideais universais da liberdade, fraternidade e igualdade, mediando o processo ensino-aprendizagem da História. Os estudos são financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep).