As práticas de leitura e literatura na educação serão discutidas este mês por profissionais e especialistas de todo o país durante o II Encontro de Leitura e Literatura da Uneb (Elluneb). O evento, realizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), será realizado entre os dias 25 e 27. Com o tema Entre discursos, práticas e mediações em espaços de leitura e literatura, o evento acontece no auditório das Faculdades Integradas Olga Mettig, em Salvador. As inscrições estão abertas, através da internet, até o dia 20.
Entre os destaques, está a conferência de abertura, ministrada pela professora Márcia Abreu, da Unicamp. Em sua palestra, a professora – doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp, e pós-doutora em História Cultural na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris – irá abordar o tema Os constrangimentos da literatura: vergonha por ler; vergonha por não ler.
Outro ponto alto na programação é a participação de Eliana Yunes, da PUC-RJ, e de Celso Sisto, arte-educador do Rio Grande do Sul. Os convidados irão debater sobre a arte de contar histórias, os grupos contadores e a importância dessas iniciativas para a formação de leitores.
Além dos debates, o encontro será também um espaço de fomento a novas produções literárias e a trabalhos de análise dos usos da literatura na educação, através de duas premiações. O Prêmio Paulo Freire é destinado às experiências de leitura inovadoras, elaboradas a partir de contextos sociais diferenciados no estado. Já o Concurso de Contos – Prêmio Guido Guerra presta uma homenagem ao ilustre cronista baiano, reconhecendo o trabalho dos participantes do encontro na produção de contos inéditos.
Os interessados em participar têm somente até o dia 20 para se inscrever. As instruções e os procedimentos para inscrições de trabalhos estão disponíveis no site do encontro. A ficha de inscrição preenchida deve ser encaminhada para o email 2elluneb@gmail.com, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Após o dia 20, os participantes devem se inscrever na sede da Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), no Campus I da UNEB, no bairro do Cabula, em Salvador.