O baiano Jorge Fiais, que derrubou em apenas nove segundos o amazonense Romualdo Sampaio, na final das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (Minas Gerais), já está de malas prontas para novas viagens – em novembro, ele vai à Colômbia disputar o Pan-Americano de Judô na categoria médio e, em dezembro, segue para o Chile, para representar o Brasil, no Sul-Americano Escolar.
Nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas, Jorge Fiais deu o “ippon” mais rápido da competição e surpreendeu a todos. Apesar de parecer franzino, ele tem uma técnica impecável de lutar. Patrocinado pelo Programa Mapron/FazAtleta, Jorge Fiais é oito vezes campeão baiano pelo Colégio Contemporâneo de Cruz das Almas, onde treina desde os cinco anos de idade, com a professora Maria das Graças de Jesus.
Na sua carreira ele impressiona como atleta pela quantidade de títulos já alcançados. Com apenas 14 anos já conquistou o bicampeonato brasileiro ( 2005 e 2007); o Sul-Americano em 2006; o Pan-Americano Infantil em 2005; e o tricampeonato Regional (2005/2006 e 2007).
Considerado melhor como atleta, Jorge Fiais é aluno da 7ª série. O seu ídolo no esporte é Thiago Camilo, campeão Pan-Americano do peso médio. Antes de retornar a Salvador, o baiano Jorge Fiais recebeu convite do técnico da Seleção de Minas Gerais para treinar no Minas Tênis Clube.