Implodir a Fonte Nova ou construir um novo estádio em outro lugar para a Copa do Mundo de Futebol de 20014, foram opções colocadas pelo governador Jaques Wagner, hoje (31) à noite, na tribuna de imprensa do estádio, após retornar da Suíça, onde acompanhou o anúncio de que o Brasil será a sede da copa. Ele revelou a preferência por construir a praça esportiva no atual local da Fonte Nova, “porque é central e que oferece boas condições de transporte, além do que também se aliaria aos projetos de recuperação do Centro Histórico, atraindo novos empreendimentos”.

O governador disse ainda que a Bahia está preparando a Fonte Nova para as eliminatórias da Copa de 2010 e que agora é o momento de todos se unirem em torno desse propósito: imprensa, sociedade e torcedores. Segundo Wagner, “a Fonte Nova é uma marca para o povo baiano e não merece ser abandonada”. Ele disse que se houver a construção de um novo estádio, o governo baiano entrará em entendimento com o Esporte Clube Bahia: “O governo vai oferecer alternativas para o clube e a cidade só tem a ganhar e todo mundo só tem a ganhar”.

O radialista Édson Marinho disse que sediar uma Copa do Mundo será “muito bom para todos na Bahia, para o turismo, imprensa local, gerando mais empregos na cidade”. O torcedor Pedro dos Santos também gostou da idéia: “O povo baiano merecia um presente como esse”.

O superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato “Bobô”, explicou que, desde o início do ano, o Governo do Estado vem recuperando boa parte da estrutura da Fonte Nova. Já foram feitos serviços de infiltrações e reparadas placas de concreto que estavam soltas, ameaçando a segurança do torcedor. O banco de reservas também já está dentro do padrão exigido pela Fifa. A pintura externa foi iniciada esta semana.

Até o segundo semestre do ano que vem, conforme assegurou Bobô, todos os serviços estarão concluídos, inclusive os vestiários dos árbitros e jogadores. “O intuito é deixar o estádio pronto para as Eliminatórias da Copa de 2010”. Hoje, a Fonte Nova tem capacidade para receber 60 mil pessoas.

Se depender da paixão do baiano por futebol, Salvador será subsede da Copa do Mundo de 2014. Em plena noite de quarta-feira, mais de 40 mil pessoas assistiram, na Fonte Nova, a partida entre Bahia e Bragantino.