Alunos da Escola Estadual Vale dos Lagos, no Pau da Lima, que tiveram desenhos premiados em concurso internacional, viram hoje (30), no píer do Terminal Náutico da Bahia, seus trabalhos impressos nas velas dos barcos da regata Transat 6,50 Carrente-Marritime/Bahia 2007. Dentre três mil estudantes de Portugal, Cabo Verde, Suíça, França e Brasil, cinco das 89 obras escolhidas para decorarem as embarcações foram dos estudantes Wagner Vieira e Daniel de Senna, ambos de 15 anos, e Ana Beatriz Vianna, Joel Sales e Helieney, com 14 anos cada, todos cursando a sétima série.

Na ocasião, vinte alunos da escola tiveram a oportunidade de conhecer o interior das embarcações e matar sua curiosidade conversando com os velejadores. “Fiquei impressionado de saber que eles viajaram 7,8 mil quilômetros sozinhos, da França até a Bahia, enfrentando chuvas, ondas e até tornados”, disse Daniel, um dos vencedores. Ele também quis saber como são os preparativos para a regata. O velejador francês Stephan Bonvin explicou que, entre a construção do barco, busca de patrocínio e outras medidas, foram quatro anos de trabalho.

A estudante Ana Beatriz disse que estava feliz de ver sua obra nas velas de uma embarcação. “Sou aluna de uma escola pública, nunca pensei em ter um trabalho meu passeando pelo mundo”, comentou. Ela visitou o barco do francês Pierre Brasseur. “Eu via a pintura na vela, durante a viagem, e sabia que iria encontrar o artista quando chegasse aqui. Isso me deixou muito feliz”, declarou. Brasseu trouxe vários desenhos de alunos franceses, inclusive uma homenagem com a bandeira do Brasil pintada sobre o mapa da França.

O diretor da escola, Cláudio de Souza, disse que até o ano passado o colégio, que possui cerca de 2,6 mil alunos, não oferecia espaço para educação artística. “Esse é um dos resultados da nossa sala de artes implantada com esse novo modelo de governo”, afirmou. Ele garantiu que ações como essa aumentam a auto-estima dos alunos e servem para que eles obtenham informações sobre coisas que só vêm em livros ou na televisão.

A regata saiu de La Rochelle, na França, no último dia 18 de setembro. Após uma escala nas Ilhas Madeira, em Portugal, no dia 6 de outubro seguiram para o Brasil. O primeiro colocado chegou a Salvador na última quarta-feira (24).