São 10 meses ao sabor das ondas do mar. Por algum tempo, os aventureiros dos oceanos param em um porto seguro. Neste final de semana, a breve parada será na Baía de Todos os Santos, em Salvador, quando os 160 velejadores da Regata Internacional Clipper 07-08 Round the World Yacht Race, aportam na Vila das Regatas, antigo Centro Náutico da Bahia.

Vindos de La Rochelle, na França, depois da tradicional largada em Liverpool, na Inglaterra, os velejadores chegam a Salvador, para admirar a beleza da capital baiana, a começar pela própria Baía de Todos os Santos, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, que emolduram a Vila das Regatas.

Participam da Clipper, 10 embarcações representando o mesmo número de países, com 16 tripulantes cada. Mas, ao todo, são cerca de 400 pessoas que estão envolvidas nesta aventura. Os velejadores, na sua maioria empresários, percorrem 35 mil milhas náuticas, envolvendo cinco continentes, com paradas em vários portos do mundo.

Essa é a primeira regata internacional, de um total de quatro que a Bahia vai receber até o próximo mês de dezembro. Contando com o apoio do Governo do Estado da Bahia, junto com os velejadores da Clipper Round estão chegando a Salvador, neste final de semana, cinco jornalistas estrangeiros, especializados em náutica e que podem conferir, de perto, todo o potencial da Bahia, para ser destino de importantes eventos náuticos.

Os barcos da Clipper Round medem 68 pés, cerca de 28,8 metros e possuem um mastro com 27,3 metros. A embarcação pesa cerca de 31,2 toneladas e, com os ventos favoráveis do Oceano Atlântico, os aventureiros do mar devem desembarcar na capital baiana, entre sábado e domingo.

Eles ficam em terra firme por cerca de 10 dias, quando todas as embarcações passam por minuciosa vistoria, para pequenas reformas e ajustes em função de algum problema sofrido durante a travessia. Barcos prontos, os velejadores embarcam para continuarem a aventura, desta vez com destino a África do Sul e, na seqüência, Austrália.