O demonstrativo de pagamento dos serviços de saúde realizados por seus beneficiários em clínicas, laboratórios e hospitais está sendo enviado pelo Planserv em forma de correspondência para o endereço residencial de um grupo de titulares do plano. Inicialmente, 400 cartas-resposta pré-pagas com os extratos de utilização já foram encaminhadas aos beneficiários.

A expectativa agora é que, de posse dessas informações, eles observem se os serviços cobrados pela rede de prestadores foram realmente realizados e assim ajudem ainda mais na fiscalização e controle efetivo dos gastos.
A coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, explica que, com o extrato de utilização, o titular da assistência poderá verificar de forma simples todos os serviços que ele e seus dependentes e agregados utilizaram e os nomes dos respectivos prestadores. O demonstrativo informa também a data de utilização e o valor de cada serviço, além dos valores parciais por prestador e o total por período. “De forma transparente, o beneficiário pode conferir os valores pagos pelos procedimentos, conhecendo assim o custo da assistência e a importância do uso racional do plano”, diz Sônia Carvalho.

Se alguma divergência for identificada, o Planserv deve ser informado com a devolução imediata do próprio envelope (carta-resposta), que é encaminhado junto com o extrato de utilização. O envelope deve ser lacrado e enviado pela agência dos Correios. Não é necessário pagar absolutamente nada pela postagem. Qualquer esclarecimento adicional pode ser feito também pelo 0800 56 6066 ou nos postos do Planserv nos SACs.

Extrato pela internet

No site do Planserv (www.planserv.ba.gov.br), o beneficiário também pode visualizar e imprimir o seu extrato de utilização. Basta apenas acessar o site, clicar no link beneficiário e, em serviços on-line, selecionar o item cadastramento de senha. Em seguida, aparecerá a tela para cadastramento da senha. O próximo passo é preencher os dados: código do titular (corresponde ao número do cartão) e data de nascimento. De posse da senha, o beneficiário deve escolher a opção extrato de utilização, informar o código do titular e senha. Ao teclar enter, o extrato será exibido. É importante lembrar que a senha é individual e intransferível e, portanto, não deve ser divulgada.

Segundo a coordenação-geral do Planserv, a cada mês novos critérios serão estabelecidos para a seleção e envio dessa correspondência até que, com a formação de um banco de dados sólido, o demonstrativo de utilização possa ser encaminhado por e-mail a todos os beneficiários.

“Além do controle dos gastos, também vamos investir em campanhas educativas e em ações estratégicas de comunicação para conscientizar os usuários do plano, identificar o seu nível de satisfação e elevar a qualidade dos serviços oferecidos”, destaca Sônia Carvalho. Ela afirma que a ampliação desse serviço possibilitará uma maior participação dos beneficiários na fiscalização e gestão do Planserv.