O Planserv já está autorizando mais de 600 procedimentos/dia via internet, enquanto o número de pedidos de autorização via fax caiu de 1.500 para 800/dia. Os números foram apresentados hoje (3) pelo coordenador de Gestão de Sistemas Informatizados do Planserv, Murilo Mendonça de Aguiar, no treinamento para mais 93 prestadores do projeto Autorização 100% Web, no Auditório Raimundo Perazzo do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto.
A importância do projeto, que já alcançou 158 prestadores e deve atingir a totalidade da rede até o fim do ano, foi destacada pelo coordenador adjunto do Planserv, João Batista Aslan, na abertura do treinamento. O prazo de autorização de exames clínicos e ambulatoriais, antes de cinco dias úteis, varia agora entre 24 e 48 horas no Autorização 100% Web.
O projeto começou com os procedimentos ambulatoriais eletivos que exigem autorização prévia e não dependem de materiais e medicamentos e em breve atingirá todos os procedimentos. Aguiar resume o alcance da iniciativa: “Queremos zerar os pedidos de autorização via fax”.
Além de mais rápida, a autorização feita eletronicamente via web é mais segura e eficiente, porque reduz a margem de erros. Assim, o beneficiário tem o seu pedido atendido em menor prazo. O prestador também ganha em tempo, porque a solução do pedido é mais rápida.

Acompanhamento

Agora, quando o médico solicita um exame que depende de autorização prévia, o beneficiário vai à clinica ou hospital referenciado de sua preferência, onde entrega a guia preenchida pelo médico. O prestador transforma a solicitação num cadastro de atendimento e a encaminha eletronicamente para o Planserv autorizar. O retorno para o prestador também é feito por meio eletrônico, de acordo com as regras e parâmetros preestabelecidos.
Com o novo sistema, o prestador e os beneficiários podem fazer o acompanhamento da autorização no site do Planserv (www.planserv.ba.gov.br).