A migração das contas dos servidores públicos do Estado para o Banco do Brasil foi tema, hoje (22), de reunião técnica entre representantes do BB e da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), responsável pela elaboração da folha de pessoal do Governo do Estado. “O objetivo é que o processo ocorra de forma tranqüila, resguardando as datas previstas no calendário de pagamento”, disse o secretário, Manoel Vitório.

São, ao todo, 250,6 mil servidores públicos entre ativos, inativos e pensionistas. O Banco do Brasil planeja um esquema especial de atendimento em horários exclusivos, fora do expediente bancário padrão para a recepção aos servidores baianos, explicou o superintendente de varejo do BB na Bahia, Rodrigo Nogueira.

Também estão sendo delineadas estratégias diferenciadas para atendimento dos servidores inativos e pensionistas, público que demanda operações especiais de atendimento. O Estado da Bahia possui, em sua folha de pagamento, um total de 81,5 mil servidores nessa condição.

A condução da transição teve início no último dia 18, quando o Banco do Brasil assinou contrato para gerenciar as contas dos funcionários públicos do Estado, entre ativos e inativos. A instituição financeira já é responsável pelo pagamento dos servidores da Secretaria da Saúde (Sesab).

Técnicos da secretaria e do BB definiram pela construção de uma agenda comum, que envolve detalhes operacionais, como o melhor gerenciamento da transmissão dos dados dos servidores para as agências do banco, foco na abertura das contas correntes, além da necessidade de reforço da equipe do banco para garantir a eficiência do processo.

Informação

Outro ponto chave da reunião recaiu sobre a importância da divulgação eficaz e minuciosa de informações, garantindo aos servidores um processo de migração tranqüilo e sem sobressaltos. Segundo o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, serão utilizados todos os canais de comunicação disponíveis para que os servidores tenham acesso a informações detalhadas.

Internamente, o servidor do Estado contará com notícias divulgadas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e nas páginas de suas respectivas secretarias na internet. O espaço destinado a informações nos contra-cheques também será devidamente explorado.

Além disso, o Banco do Brasil prevê campanhas de orientação nos principais veículos de comunicação do Estado, para garantir o sucesso da transição. “O servidor será orientando a respeito dos locais para validação das contas, documentação necessária e prazos”, destacou Tambone.