“Um dia especial e fora do comum”. Assim os funcionários da Secretaria da Saúde do Estado definiram o dia de hoje (26), data escolhida pelo órgão para homenageá-los em comemoração ao Dia do Servidor (domingo,28). A Superintendência de Recursos Humanos programou atividades diversificadas visando integrar e valorizar ainda mais os servidores públicos estaduais.
Às primeiras horas da manhã, no andar térreo da secretaria, no CAB, foi montado um bazar para a venda de artesanato produzido pelos servidores. Guarda segredos, caixas e caixinhas, telas retratando paisagens, pintadas por Carlos Teles, da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (Suvisa), bijouterias de Vera Libório, da Auditoria, peças feitas com material reciclado, de Izani Fiterman, da Diretoria de Informação em Saúde (Dis), entre outras criações, deram um colorido especial ao ambiente.
Coordenado pela professora de balé clássico, Mônica Rocha, o Grupo de Dança Corporativa da Sesab fez uma aula aberta, no gramado ao lado do restaurante. Debaixo do sol forte das 11 horas, as 35 participantes, vestidas com camisetas da Hemoba, integradas com a campanha para a doação de sangue, mostravam os benefícios que uma aula de alongamento pode fazer ao corpo. Há cinco meses, a Sesab implantou a Dança Corporativa para seus funcionários, com aulas duas vezes na semana.
Segundo a professora, quando os alunos chegaram, alguns traziam histórico de dores na coluna cervical, nas pernas e braços. “Muitos não conseguiam tocar seus pés e nem colocavam as mãos no chão. Depois das primeiras aulas de alongamento, eles melhoraram na postura e do alívio nas dores”, afirmou Mônica, acrescentando que as aulas de dança e de alongamento são relaxantes.
Marilene Alves e Maria Bonfim, alunas e freqüentadoras assíduas das aulas, garantiram que o corpo responde bem melhor para o trabalho e os dias se tornam mais felizes. Depois da aula, foi servido um lanche natural. Em seguida, a professora fez palestra sobre “Atividade física e bem-estar”. As comemorações foram encerradas com os funcionários do nível central da Sesab apresentando canto e karaokê, no auditório João Torres.