Chegou a hora do servidor público mostrar seu talento artístico. Desta segunda-feira (29) até o dia 10 de novembro, uma exposição inédita vai apresentar, no saguão do SAC Barra (Shopping Barra), o trabalho criativo desenvolvido por funcionários estaduais. Parte das comemorações pelo Dia do Servidor, 28 de outubro, a I Mostra de Artesanato do Servidor Público foi organizada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), em parceria com o Instituto Mauá, que fez a seleção técnica dos projetos.

Os trabalhos unem criatividade e consciência ambiental, ao utilizarem material reciclável e madeira reaproveitada. Estarão expostas obras produzidas em várias técnicas, como pintura, mosaico, cerâmica, papel reciclado, móveis e peças em crochê. Participam servidores da capital e do interior.

A mostra de artesanato é uma das novidades da programação do Dia do Servidor este ano, e estará disponível para visitação até o dia 10, no horário de funcionamento do SAC Barra – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h. A iniciativa não envolveu prêmio em dinheiro. A recompensa para os selecionados é justamente a exposição de suas obras para o grande público.

Quem for ao SAC vai poder conferir, por exemplo, a dedicação do policial militar Pedro José de Souza, 48 anos. De Seabra, ele trará suas peças feitas com reaproveitamento de madeira. Ele alia a rotina na polícia com o trabalho artístico há cinco anos, desde que descobriu que pode contribuir para a reciclagem e a reutilização de materiais.

“Nunca cortei uma árvore para fazer os centros de mesa, bancos, cadeiras e poltronas. Quando vi no contracheque a mensagem sobre a exposição, me interessei em mostrar o trabalho que faço”. Pedro faz questão de enfatizar o orgulho pelas duas atribuições. “Atrás da farda e da tarefa diária como policial tenho também consciência ambiental”, afirma.

Outro destaque são as peças em papel reciclado da professora Jacira Souza Cabral, 32 anos, moradora do Santo Antônio além do Carmo. Ela transforma sobras de papel em kits personalizados para escritório. “É mais que um hobby, é compromisso social, ambiental e que ajuda a complementar a renda doméstica. Utilizo material doado, como isopor, pratos e papel”, explica Jacira, que diz levar suas descobertas nessa área para a sala de aula.

A iniciativa da Saeb, para Jacira, é uma oportunidade para o servidor público não só demonstrar seu talento, como estimular nas demais pessoas a trabalharem com reciclagem. “Acho uma solução ótima para divulgar e estimular na sociedade uma nova visão sobre lixo e descarte de material”, pontuou Jacira.