A solução definitiva para o abastecimento de água em Campo Alegre de Lourdes, município a 800 quilômetros de Salvador, foi anunciada neste final de semana pelo governador Jaques Wagner. Ele informou que a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) está finalizando o projeto que vai levar água da Barragem de Sobradinho para a cidade. Orçado em R$ 66 milhões, o sistema terá 154 quilômetros de adutora para levar água à sede e ao distrito de Angico. Somente a execução do projeto custou R$ 700 mil.

O anúncio da obra foi feito na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Alegre de Lourdes, onde o governador recebeu uma pauta de reivindicações. Como medida emergencial para o problema de abastecimento, o governador inaugurou sábado (6) mais um dessalinizador na cidade.

“Hoje, estamos entregando um equipamento que vai garantir água potável para duas mil pessoas, mas em breve traremos a solução definitiva do problema. Após a conclusão do projeto, iremos buscar parceria com o governo federal para trazer água para os 26 mil habitantes de Campo Alegre de Lourdes”, afirmou o governador. O dessalinizador e o sistema de abastecimento de água fazem parte do programa estadual Água para Todos.

Durante a visita ao município o governador Jaques Wagner inaugurou o dessalinizador, uma agência do Credibahia, cinco postos do programa Saúde da Família e um colégio de segundo grau. “Essas são ações que tocam meu coração. Educação é a base da sociedade, o dessalinizador vai aliviar a sede desse povo, o Credibahia vai permitir o crescimento das pequenas empresas da região e os postos são a garantia de saúde”, disse Wagner em seu discurso.

A escassez de água é o principal problema da cidade que está com situação de emergência decretada desde setembro do ano passado. A última chuva aconteceu em fevereiro deste ano. O abastecimento acontece por meio de carros-pipa e poços artesianos, sendo que a água dos poços é salgada. Na cidade, há outro dessalinizador da Cerb do mesmo tipo e oito poços artesianos públicos. O Exército foi acionado pela Cordec para levar água à zona rural do município, onde mora 70% da população.

A falta de chuva fez com que o agricultor Raimundo Ferreira, 53 anos, perdesse toda a sua plantação de milho. “O sequeiro está demais. Pior do que perder a roça é não ter água boa para beber”, disse. A implantação do dessalinizador, no bairro de Farinha Quente, além de acabar com a sede de seu Raimundo, lhe rendeu uma nova fonte de renda. Ele agora transporta água para os vizinhos em sua carroça.

Por cada vinte litros de água, os usuários pagam R$ 0,10. O chafariz funciona com fichas. Seu Raimundo cobra R$ 1 para transportar água para seus vizinhos. “Aqui a falta de água é tão grande que há época em que um galão de vinte litros é vendido a R$ 3,50”, contou o agricultor.

Para Dona Dilma Souza, 52 anos, o chafariz, além de água boa, traz conforto. “Eu andava quatro quilômetros para pegar água. Agora ele está aqui pertinho de mim”, disse. O dessalinizador tem capacidade para tratar 12 mil litros de água por dia.

Inaugurações

O Colégio Estadual Dr. Ives Orlando Lopes da Silva com conta cinco salas de aulas e leitura, laboratórios e quadra de esportes. Mais de R$ 1,3 milhão foram investidos no colégio. A unidade vai servir para desafogar o colégio Luís Eduardo Magalhães que está com as salas superlotadas.

Duas novas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) foram instaladas na sede da cidade e outras três nos povoados de Angico, Angico dos Dias e Jiquitaia. Foram investidos mais de R$ 426 mil do Projeto Saúde Bahia para as cinco unidades.

Credibahia

Espera-se que no primeiro ano de implantação da agência, no município, sejam disponibilizados cerca de 240 contratos no valor total de R$ 240 mil. Os recursos são liberados no município por um comitê de crédito formato por representantes da prefeitura e entidades representativas dos trabalhadores. Para ter acesso aos financiamentos, a pessoa deve ter um empreendimento com, no mínimo, seis meses de funcionamento. Os créditos têm limite mínimo de R$ 200 e máximo de R$ 5 mil.