Brasília – Em mesa redonda de governadores com o secretário de Comércio, Carlos Gutierrez, e o diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Allan Hubbard, o governador Jaques Wagner fez uma apresentação das oportunidades de cooperação e investimentos em Infra-Estrutura que o estado da Bahia pode oferecer para atrair novos investidores americanos.

A reunião foi realizada hoje (11), na residência do embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, no lago sul, em Brasília, e foi seguida de almoço, do qual participaram também a presidente do STF, ministra Ellen Gracie e o ministro das Comunicações, Hélio Costa. O embaixador Clifford Sobel estava entusiasmado com as boas perspectivas demonstradas pelos estados brasileiros na aproximação comercial com os Estados Unidos.

O secretário Gutierrez quis saber sobre os perfis de investimentos e de empresas correspondentes que já atuam na Bahia, além dos principais programas econômicos do estado. O governador citou a Ford como empresa que está dando certo na Bahia, pois já fabricou 1 milhão de veículos em cinco anos, e a unidade baiana da empresa é a que mais produz. Gutierrez disse que os investimentos recíprocos entre os dois países são importantes para criar empregos e aumentar o crescimento econômico.

Gutierrez relatou que ontem no jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, ficou claro a importância que o governo brasileiro dá ao seu programa de desenvolvimento,o PAC, e que tanto o governo dos EUA quanto as empresas privadas americanas querem participar das oportunidades que estão se abrindo, e ao mesmo tempo compartilhar tecnologia e conhecimento.

Em sua apresentação, o governador informou que a missão do secretário de Infra-estrutura do governo baiano, Batista Neves, que foi recentemente aos Estados Unidos abriu boas expectativas de negócios e que se faz necessário aproveitar a sinergia existente entre Brasil e EUA para a realização de novos investimentos."Temos ótimas oportunidades para investimentos e grande potencial de crescimento" afirmou o governador ao secretário de Comércio dos EUA.

Entre as oportunidades de investimentos o governador apontou a construção da ferrovia Bahia Oeste, além da possibilidade de abertura de novas linhas aéreas da Bahia para os Estados Unidos. Além disso, o governo da Bahia quer estimular a criação de PPPs para a construção de novos aeroportos para estimular o turismo. "Vamos examinar o que falta para ampliar os investimentos e superar as barreiras", concluiu Wagner.