Daniel Freitas
de São Luís do Maranhão

Estratégias de desenvolvimento regional, reestruturação e ajuste fiscal dos estados estão na pauta do 4º Encontro de Governadores da Região Nordeste, que está acontecendo hoje (5) em São Luís, no Maranhão. Um dos principais temas abordados é a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos estados nordestinos. Ao participar do evento e falar sobre o assunto, o governador Jaques Wagner ressaltou que a Bahia tem hoje um conjunto de projetos criados como demanda junto ao banco, de forma a trazer investimentos para o estado.
O evento, aberto pelo governador do Maranhão, Jackson Lago, acontece a portas fechadas, no Hotel Pestana, e conta com a participação do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith.
Coutinho explicou que os R$ 19,4 bilhões desembolsados pelo BNDES aos nove estados do Nordeste entre 2000 e 2005 foram responsáveis pela geração de mais de 180 mil postos de trabalho.
Já Roberto Smith destacou que, dos R$ 8 bilhões que o Banco do Nordeste deverá aplicar nos nove estados durante o ano de 2007, algo em torno de R$ 2 bilhões deverão vir para a Bahia.
Junto a técnicos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), os governadores discutiram ainda a Lei Complementar nº 125/2007, que trata da criação do órgão. O representante da comissão de servidores da Sudene, Lautemyr Canel, falou que uma maior interação entre os governadores vai permitir que o órgão cumpra o seu papel de favorecer o desenvolvimento regional, principalmente em áreas que vem se expandindo atualmente, como biodiesel e ciência e tecnologia. “Com a ajuda dos governadores, vamos fazer a Sudene sair do papel e vir para a realidade”, disse Canel.
Além de Jaques Wagner e Jackson Lago, estão presentes os governadores Wellington Dias (Piauí), Cid Gomes (Ceará), Marcelo Deda (Sergipe), Cássio Cunha Lima (Paraíba), Teotônio Vilela Filho (Alagoas) e Wilma Farias (Rio Grande do Norte), além do vice-governador de Pernambuco, João Lira.