A população baiana tem cerca de 4 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos. Mas, dentre os 26 estados da federação e o Distrito Federal, avaliados pela Unesco, a Bahia ocupa o 17º lugar no quesito Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ); 18º em analfabetismo juvenil; 15ª na qualidade da educação estadual; e, comparando os dados referentes ao mundo do trabalho, possui o 5º pior índice de geração de emprego e renda entre a juventude brasileira.

Para mudar essa realidade, fazendo prevalecer o debate com a sociedade civil, o Governo do Estado lança, na próxima quarta-feira (31), a I Conferência de Juventude da Bahia. O lançamento acontece no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a partir das 9h. A conferência será coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

Com a presença de diversas entidades representativas da sociedade, parlamentares, estudantes e representantes do governo, o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, convocará a juventude baiana para participar da conferência que começa com encontros envolvendo 26 territórios de identidade e se encerra com a reunião estadual entre 14 e 16 de março de 2008.

O debate deve mobilizar diretamente 8 mil pessoas, entre pré-conferências, conferências municipais e etapas territoriais percorrendo todo Estado. Nesse período, escolas, universidades e toda juventude baiana, poderá se reunir, ajudando o governo na construção das políticas públicas responsáveis pela melhoria da qualidade de vida da população jovem.

As discussões em território baiano serão conduzidas pela coordenação de Articulação Social da Serin e fazem parte da 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude que deve indicar prioridades de atuação do poder público na resolução das políticas, além de incentivar a associação de municípios e estados em torno de planos e metas comuns para a população jovem. A conferência nacional tem como tema “Levante sua Bandeira” e está marcada para abril do próximo ano.

De acordo com o secretário, o conjunto de etapas estaduais da conferência e suas propostas, deve subsidiar uma Política Estadual de Juventude, além de fortalecer a rede de organização de jovens, ampliando o acesso da juventude aos mecanismos de participação popular. O ato de lançamento no IAT será transmitido através de videoconferência, ligando todo o estado, disponível nas Diretorias Regionais de Educação (Direcs) e universidades estaduais. Na página da Serin na internet, os jovens irão encontrar espaço para interagir e discutir através do blog da juventude (www.serin.ba.gov.br/juventude).