O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas ganhou hoje (19) uma unidade de terapia intensiva (UTI). Com 12 leitos, a UTI foi implantada com recursos do município e da União e vai possibilitar que o hospital passe a realizar cirurgias mais complexas, como as ortopédicas e neurológicas, evitando o deslocamento de pacientes para outros lugares.

O investimento do município foi de R$ 4,8 milhões, incluindo ainda a ampliação do número de leitos (de 67 para 120) e de salas cirúrgicas (duas para cinco), além da aquisição de novos equipamentos para o hospital. Em visita ao extremo-sul, o governador Jaques Wagner esteve presente na cidade e descerrou a placa de inauguração da UTI ao lado do prefeito de Teixeira de Freitas, padre Aparecido. Essa é a segunda UTI instalada no extremo-sul – a primeira fica no Hospital Estadual de Porto Seguro.

“É com muita satisfação que eu vejo que a saúde da região vem tendo a atenção merecida. Agora, ninguém mais aqui vai precisar se deslocar para Vitória do Espírito Santo para fazer uma cirurgia”, comentou.
O secretário da Saúde, Jorge Solla, explicou ainda que o extremo-sul foi agraciado com maior volume de recursos para a saúde em 2007. “O governo do estado negociou com o Ministério da Saúde um aporte de R$ 2,5 milhões a mais, além do montante já alocado, para a região este ano”, declarou o secretário.

A cidade de Teixeira de Freitas, inclusive, foi escolhida como município pólo de referência em saúde para a macrorregião do extremo-sul durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (estado e municípios) no último dia 20, na qual foi discutido o plano diretor de regionalização da saúde. Isso significa que a oferta de serviços de alta complexidade para toda a região estará concentrada lá, como os procedimentos de radioterapia, quimioterapia, hemodiálise, neurocirurgia, hemodinâmica e UTI.

O governador também esteve em Itamaraju e anunciou que a cidade agora integra a gestão plena do Sistema Único de Saúde (SUS), com a municipalização do Hospital Regional da cidade. A unidade, que já conta com ambulatórios e realiza serviços de emergência e pequenas cirurgias, vai passar ainda por uma reforma e ganhar um centro cirúrgico e uma sala de parto. As obras foram orçadas em R$ 400 mil e a aquisição de novos equipamentos hospitalares vai custar mais R$ 130 mil. O atendimento vai beneficiar 310 mil pessoas, entre habitantes do município e das cidades próximas.

Formalizada através de um termo de cessão de uso, a municipalização do hospital de Itamaraju agradou a população, que também espera que a anunciada reforma melhore o serviço prestado e, inclusive, reduza a demora nas filas para atendimento.

Assim deseja a dona de casa Valdeci Santos, que freqüenta o hospital da cidade duas a três vezes durante o mês e esperava hoje por uma ultrassonografia. “Já faz duas horas que eu espero para ser atendida. Então, espero que a municipalização e a reforma ajudem a diminuir o tempo que a gente leva aqui”, disse.

A também dona de casa Zely Gomes Valas acredita nas melhorias que a reforma trará. “O povo aqui é muito carente e merece um melhor atendimento. Com certeza, a reforma do hospital vai ajudar muito nesse sentido”.

Infra-estrutura

O governador Jaques Wagner também assinou ordens de serviço para a realização de diversas obras em Itamaraju. Um investimento de R$ 1,8 milhão foi anunciado, entre outros, em serviços de requalificação urbana nos bairros de Fátima e Marotinho.

O projeto, cuja execução ficará por conta da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), inclui 43.097 metros quadrados de caminhos em concreto, pavimentação em paralelepípedo, passeios, urbanização de áreas verdes e escadas, além de 12.574 metros de meio-fio e rede de drenagem. Os serviços vão proporcionar uma melhor qualidade de vida a cerca de cinco mil habitantes de 13 ruas da cidade.

Entre as demais obras anunciadas estão a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, a construção de uma ponte e a realização de melhorias no Ginásio de Esportes de Itamaraju. Com o reforço de uma rede coletora de quase 60 metros, 13 estações elevatórias e o reaproveitamento da estação de tratamento existente, o sistema de esgotamento sanitário da cidade contará com 570 metros de emissário final e será responsável por mais de 8 mil ligações intradomiciliares. A ampliação vai aumentar a capacidade de atendimento do sistema, que hoje beneficia 14.616 habitantes e passará a contemplar mais de 33 mil pessoas.

Já a ponte será fruto de um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão e ficará sobre o Rio Jundiá (BA-284), ligando os entroncamentos da BR-101 (Itamaraju) e da BA 690 (Pirajá). A estrutura, cujos serviços serão executados pela Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), através do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba), terá 24 metros de extensão por 10 de largura, permitindo o tráfego de carretas e veículos pesados (hoje interrompido) e facilitando o escoamento da produção agropecuária da região.

A reforma do ginásio de esportes, por sua vez, contará com o montante de R$ 59.996,17 para a sua execução. Localizado na Avenida Presidente Médici, o espaço contará com 4.435 metros quadrados (1.100 de área construída), quadra poliesportiva coberta e arquibancada e capacidade para receber 800 pessoas. A idéia é possibilitar que o local continue sendo propício para as disputas de partidas de vôlei, basquete, futsal e handebol.