LOCAL: Município de Utinga, na região da Chapada Diamantina, a 414 quilômetros de Salvador.
DATA: 20.10.07 (sábado).
HORÁRIO: 14h.

O QUE É: Inauguração de 200 casas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CONJUNTO: As casas seguem um padrão, compreendendo dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço. O conjunto habitacional Liberdade foi instalado numa área de 40.365 m².

OBRA: É fruto da parceria entre a prefeitura municipal, responsável pela doação do terreno e a realização das obras de infra-estrutura (redes de energia elétrica, esgotamento sanitário, abastecimento de água e meio fio), o Governo do Estado, que destinou o valor de R$ 1,5 mil por unidade, e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Carta de Crédito (Resolução 460/518), que estabelece a utilização dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento da casa própria.

INVESTIMENTO: R$ 1,9 milhão, sendo R$ 1,4 milhão da CEF, R$ 300 mil do Governo do Estado e R$ 200 mil do município.

CONVÊNIO: Em setembro, no lançamento do Programa Estadual de Habitação de Interesse Social – Dias Melhores, mais 162 municípios aderiram ao Carta de Crédito, assegurando o investimento de R$ 225 milhões na construção de mais de 26 mil novas moradias, incluindo os recursos da Caixa Econômica, oriundos do FGTS, e a contrapartida do Estado.