A partir de indicação da Organização das Nações Unidades (ONU), através do diretor de Projetos, Gilbert Scharnik, representantes da administração municipal de Anápolis – município-pólo industrial de Goiás – estiveram esta semana na Secretaria da Administração (Saeb) para conhecer o projeto da Escola de Governança da Administração Pública da Bahia (Egap), em desenvolvimento na administração estadual.
O projeto, que tem como meta orientar os processos de educação corporativa, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento do estado, foi apresentado pela equipe técnica da Saeb ao secretário municipal de Gestão e Planejamento de Anápolis, Saulo Ubaldino, e ao consultor técnico do município, Marco Antônio Almeida e Silva, que demonstraram interesse em conhecer detalhadamente as ações previstas e a forma de atuação da escola e da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS).
Segundo Ubaldino, a visita foi gerada a partir do plano da administração municipal em criar um programa de educação corporativa voltado para a valorização e o desenvolvimento do servidor público e considerando a necessidade de uma política de resultados.
Para ele, o projeto atende aos anseios do município goiano para trabalho similar na área. “Estamos diante de um projeto muito bem elaborado, que não impõe a capacitação, mas convida o servidor a se aprimorar constantemente em benefício pessoal e do serviço público”, disse.

Abordagem inédita

Scharnik afirmou que o projeto da Egap apresenta abordagem inédita, “sinalizando possibilidades de cooperação técnico-científica e disseminação da experiência da Bahia no Departamento de Governabilidade e Administração Pública (Desa) em Nova Iorque”.

Apresentado pela diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Saeb, Rita Couto, o projeto da Egap prevê a promoção do desenvolvimento das competências estratégicas, sistêmicas e transversais da administração estadual e dos servidores públicos, alinhado aos processos de gestão dos órgãos e entidades estaduais.
“Estamos trabalhando para atender de forma sistêmica e eficaz à determinação constitucional de estabelecer entre os entes federados escolas de governo para formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos”, explicou a diretora.