Além da assinatura de um acordo de cooperação, do Decreto que institui o Conselho Gestor do Centro Antigo e da entrega de casarões, o Governo da Bahia lança um conjunto de ações de curto prazo nas áreas social, de habitação, segurança pública, turismo e cultural, inclusive a nova programação do Pelourinho.

“Queremos que o novo Pelô seja economicamente viável e socialmente justo. Um lugar bom para se morar, para freqüentar, trabalhar e para se visitar”, afirma o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, ressaltando a participação da sociedade. Desde janeiro a Secretaria de Cultura vem promovendo uma ampla escuta junto aos moradores, comerciantes, associações e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, tendo realizado, inclusive, duas audiências públicas.

O diferencial do novo modelo de gestão que começa a ser implantado é a busca da sustentabilidade para o Centro Antigo, calcada na parceria entre os governos federal, estadual e municipal, com a participação da iniciativa privada, das ONGs e partilhada com os moradores. A partir dessa parceria, será elaborado o plano de médio e longo prazo para o Centro Antigo de Salvador.

Nova programação cultural

A Programação de Verão, que começa agora em outubro, foi elaborada e ordenada de forma a incentivar a visita de baianos e turistas ao Pelourinho, dar visibilidade às bandas musicais da capital baiana e aos projetos culturais das organizações e instituições do Centro Histórico.

A programação está dividida nos segmentos Eventos Especiais, Atividades Socioculturais, Série Ensaios do Pelô e Shows de Verão. As atrações são variadas. As crianças podem assistir gratuitamente a espetáculos de circo. Os jovens têm várias opções com os shows de verão e oficinas de dança. E para a Melhor Idade, foram programadas apresentações de orquestras, oficinas de dança de salão e festivais de música.