Os estudos para elaboração do Plano Diretor de Salvador revelaram uma grande perda de população no Pilar nos últimos 10 anos. A população remanescente habita a encosta da ladeira e, na parte baixa, prédios abandonados, transformados em cortiços. São pessoas com pouca ou nenhuma renda. Questões sociais ligadas ao tráfico e consumo de drogas e a atividades econômicas marginalizadas contribuem para estigmatizar a região.
Os espaços públicos, a pavimentação e a iluminação das ruas, encontram-se também em precário estado de conservação. Levantamentos feitos pelo governo do estado mostram que 55% das construções estão em péssimo estado de conservação, 23% em ruínas e as demais variando entre regulares e boas.
O Projeto Pilar é uma iniciativa de reabilitação urbana da comunidade de Santa Luzia do Pilar, com ênfase na melhoria das condições de vida dos moradores. Esse projeto consiste numa parceria entre os governos estadual, federal e prefeitura de Salvador, com a cooperação do governo francês, para elaboração de estudos e projetos de reabilitação integrada, além de investimentos em habitação de interesse social.