Com a proposta de qualificação permanente dos serviços prestados à população, a Secretaria do Planejamento (Seplan) aderiu hoje (4) ao programa Gestão da Qualidade no Serviço Público (GesPública Bahia). A oficialização da adesão aconteceu pela manhã, no auditório da secretaria. O objetivo da iniciativa, que tem abrangência nacional, é a busca da excelência em gestão, recursos humanos e tecnologia.
Na Seplan, os responsáveis pela gestão do programa serão o secretário Ronald Lobato e seus colaboradores diretos, ou seja, superintendentes, chefe-de- gabinete e assessores. Uma vez inscrita no GesPública, a Seplan deve se submeter a cinco produtos: diagnóstico (auto-avaliação da gestão), pesquisa de clima organizacional, pesquisa de satisfação de unidades usuárias, elaboração de carta de serviços e simplificação de processos.
“É importante o monitoramento das estratégias, estabelecendo indicadores para obter resultados”, afirmou o secretário, destacando a necessidade da ampla participação e do envolvimento de todos para que o programa tenha sucesso.
Segundo o coordenador do GesPública Bahia, Augusto Riccio, o comitê gestor do programa vai estimular a Seplan a fazer um plano de gestão dentro dos princípios da eficácia e focado em resultados.
“Vivemos um momento na política atual, com o governador Jaques Wagner, que visa direcionar a gestão pública para o cidadão e de forma democrática”, disse Riccio. “Neste governo, a transparência é o foco. Existem uma organização e um comprometimento com o cidadão, um contrato social”.

Cursos

A Petrobras é a organização-núcleo do GesPública Bahia. A iniciativa integra o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, instituído pelo Decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o crescimento do país.
Na Bahia, o GesPública promove gratuitamente cursos ministrados por consultores do núcleo, ou em parceria com outros órgãos, para capacitar dirigentes e profissionais das organizações interessadas na adoção do modelo de avaliação continuada, como estratégia de modernização de suas práticas de gestão. Mais informações no site www.gespublica.gov.br.