LOCAL: Município de Conceição do Jacuipe, na região Paraguaçu, a 94 quilômetros de Salvador.
DATA: 20.10.07 (sábado).
HORÁRIO: 12h.

O QUE É: Comemoração do 46° aniversário de emancipação política da cidade e inauguração do centro de abastecimento Francisco Augusto Costa

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. EMANCIPAÇÃO:

Programação: Terá inicio ás 8h com o hasteamento de bandeira, seguido às 9h de missa comemorativa. Ás 11h está previsto uma sessão solene na Câmara Municipal e logo após a inauguração do novo centro de abastecimento do município.

Município: As primeiras referências históricas do local datam de 1889, quando ali chegou Tucides de Moraes, que edificou a primeira casa no lugarejo, então pertencente a Santo Amaro. Seu primeiro nome foi Baixa do Jacuípe, por ser localizado onde nasce o rio de mesmo nome, um dos principais da região norte do Recôncavo. Em 1914, surgiu uma feirinha que servia para a comercialização de pequenos produtos, sendo visitada por violeiros, pandeiristas e tocadores de berimbau. Deste acontecimento surgiu o segundo nome do local, Feira de Berimbau. Em 30 de dezembro de 1953, foi assinada a Lei nº 628, que transformou o povoado na Vila de Conceição do Jacuípe. Em 20 de outubro de 1961, o então Governador Juracy Montenegro Magalhães assinou a Lei nº 1531 que criou o município de Conceição de Jacuípe.

2. CENTRO DE ABASTECIMENTO:

Infra-estrutura: Ocupando uma área construída de 631m², o mercado dispõe de 41 boxes para venda de carnes, cereais e derivados, sanitários e rede elétrica. A feira livre coberta tem área de 1.842m² e conta com 18 lojas, iluminação, pavimentação em paralelepípedo, além de passeio em concreto.

Investimento: R$ 789.550,41.