Os programas e ações do Governo do Estado na área de segurança alimentar e nutricional foram apresentados hoje (30) em seminário realizado no município de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. O evento foi promovido pela prefeitura com o objetivo de avaliar, discutir e traçar diretrizes para o setor.
Entre as iniciativas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) no município, está o Programa do Leite, desenvolvido em parceria com o governo Federal. Cerca de 2,5 mil crianças de dois a sete anos recebem um litro de leite por dia através de creches e escolas. O programa também beneficia 60 pequenos produtores da região, que são remunerados para o fornecimento do leite.
Em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), está em execução o Programa de Apoio à Caprino-ovinocultura (Procriar), promovendo a inclusão e geração de renda da população rural da região.
Durante o evento, foi feita a recomposição do atual Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia, com 308 mil habitantes e está entre as que possuem melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado.