Coordenadores e educadores do Programa Agente Jovem do governo federal se reuniram hoje (17), no Centro de Convenções da Bahia, para discutirem as ações voltadas para a juventude no Estado. O objetivo do encontro, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), é aprimorar, unificar e ajustar essas ações ao novo modelo da política nacional de juventude chamado Projovem Adolescente.
O programa é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República e gerido conjuntamente pelos ministérios de Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A política de juventude é um dos motes da agenda social do governo Lula. Até 2010, serão investidos R$ 5,4 bilhões no setor. Os recursos serão direcionados para formação profissional e ações socioeducativas e de assistência social, dentre outras. Um exemplo da ação integrada é que os jovens inscritos também devem ser monitorados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Para unificar as ações do governo no desenvolvimento social e combate à pobreza, o Projovem também integrará o Bolsa Família. Além de constituir em mais um instrumento para tornar autônomas as famílias que dependem de transferência de renda, o monitoramento dos jovens assistidos será feito mais adequadamente, através do Cadastro Único do Bolsa Família (CadÚnico).
“A Bahia é um estado jovem, onde é preciso desenvolver ações importantes para esse público. O reconhecimento da importância do jovem e a formulação de uma política específica já mostra isso”, disse a superintendente de Assistência Social da Sedes, Elisabeth Borges. De acordo com informações da secretaria, no Estado, 9,3 mil jovens de 124 municípios estão participando do Agente Jovem.
A superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Ana Torquato, incentivou os coordenadores, educadores e jovens a participarem do ajustamento das ações do Projovem. “Nós queremos aplicar uma política comprometida com o jovem. Estamos fazendo nossa parte”, disse se referindo às ações específicas, por meio do programa Bahia Jovem.