Dezoito corais formados por idosos da capital e do interior se apresentaram, hoje (8), no 7º Encontro de Corais da Terceira Idade (Encoti), que aconteceu no Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento foi promovido pela Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal na Bahia (Asap), em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Cultura (Secult).
O Enconti encerrou a série de atividades programada para marcar o Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1°. Foram realizadas caminhadas, feiras, audiências públicas, seminários e homenagens. “Com essa mobilização, queremos chamar despertar a atenção dos poderes públicos e da sociedade para a importância da efetivação de políticas públicas para a terceira idade”, explicou Belanísia Ribeiro, presidente da Asap.
Uma das metas da entidade é estruturar e fortalecer e rede de proteção ao direito cultural, artístico e de lazer para os idosos, assegurada pelo Estatuto do Idoso. O canto em coro é apontado como importante instrumento de socialização e de resgate da cidadania cultural deste segmento. “Essa atividade faz com que os idosos se sintam valorizados e tenham qualidade de vida. Isso é muito importante”, justificou Belanísia.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006, a população idosa da Bahia é de pouco mais de 1,3 milhão de pessoas. Neste universo, a predominância é de mulheres, que representam 54,5% do total.