O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade promove, amanhã (10), palestra com o Coordenador Nacional de Gás Natural Veicular (GNV) do Inmetro, Marcos Barradas. Ele vai apresentar às oficinas que instalam GNV, aos Organismos de Inspeção Veicular, além de entidades como a Agência Nacional de Petróleo (ANP) a revisão do regulamento, feita pelo Inmetro, para operar com qualidade. O evento acontece às 10h no auditório da sede do Instituto Baiano no CIA.
A palestra apresentará a revisão no Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ) para registro do instalador de sistemas de gás natural. Isto significa, por exemplo, que o responsável técnico pelas oficinas não precisa mais ser registrado no Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agricultura (Crea), como acontecia. Agora, o responsável operacional precisa ter, no mínimo, 2º grau completo, comprovação de cursos em mecânica, além de operar obedecendo às portarias do Inmetro.
Para o consumidor também aconteceram mudanças. Se ele, após fazer a conversão, perceber qualquer irregularidade no veículo, poderá procurar a oficina para efetuar registro da queixa e das ações para correção. Outra superação foi o parcelamento, em quatro vezes, do valor pago pelas oficinas ao Inmetro para operar enquanto conversora de GNV.
Para a palestra do coordenador do Inmetro no CIA estão sendo aguardadas 40 oficinas que instalam GNV, seis organismos de inspeção veicular, Corpo de Bombeiros, Detran, Sindicato dos Combustíveis e a Bahiagás.