LOCAL: Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), Av. Orlando Gomes, Piatã.
DATA: 29.10.07 (segunda-feira).
HORÁRIO: 9h30.

O QUE É: Inauguração da segunda unidade do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e anúncio de investimento para construção da Ferrovia Oeste-Leste e modernização das BRs 116 e 324.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. INAUGURAÇÃO DO CIMATEC II

Evento: A inauguração contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Neto, do presidente da Federação da Indústria do Estado da Bahia (Fieb), Jorge Lins Freire, do governador Jaques Wagner, além de autoridades, empresários e personalidades do meio acadêmico.

Nova unidade: Com 11.150 metros quadrados de área construída, somados aos 6.500 metros quadrados do Cimatec I, o novo empreendimento possui 23 novos laboratórios (as duas unidades totalizam 56) e 23 salas de aula (35 no total), podendo receber mais de 12 mil alunos/ano. A nova unidade abrigará três novas áreas de competência: Mecânica de Precisão, Engenharia Automotiva, Microeletrônica e Eletrônica Embarcada. Além disso, será ampliado os serviços já prestados pelo Cimatec I, a exemplo das áreas de certificação de pessoas, plásticos, pós-venda automotiva e sistemas de potência.

Investimento: R$ 34,8 milhões, tendo como apoiadores o Senai Bahia; o Departamento Nacional do Senai; o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa vinculada ao MCT; a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; e o Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), por meio da Universidade Salvador (Unifacs).

Tecnologia: Estão previstas para 2008 instalações de novas áreas como a de Mecânica de Precisão que será destinada a produtividade de atividades como metrologia, aeronáutica, aeroespacial, automotiva, indústria de equipamentos médicos, eletroeletrônica, fabricação de lentes e óculos, além de próteses e implantes ortopédicos e dentários. A outra área é de Engenharia Automotiva que atuará nos segmentos de pesquisa e desenvolvimento de componentes e sistemas de motor, ensaios de durabilidade, treinamento e testes para validação de combustíveis.

Projeto: O Senai Bahia pretende inaugurar até 2009 outras duas unidades (III e IV) do Cimatec. O Cimatec III será o primeiro centro da América Latina na área de conformação mecânica, atividade que interfere em todos os processos de transformação de metais na indústria. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade de Aachen, na Alemanha, referência mundial em conformação mecânica, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, a unidade abrigará um centro nacional de tecnologia em logística e gestão da produção, em parceria com o Instituto Fraunhofer IML, também da Alemanha. Já o Cimatec IV dará suporte às demais unidades, oferecendo auditório, biblioteca, área para eventos, restaurante e salas de educação à distância.

2. OESTE-LESTE

Obra: Será anunciada a inclusão da ferrovia no Plano Nacional de Logística de Transporte e a liberação dos estudos preliminares à construção do projeto. O traçado atualmente previsto para a ferrovia liga os municípios de Luís Eduardo Magalhães ao de Brumado, onde haverá a interconexão com a Ferrovia Centro Atlântica, que vem de Minas Gerais até Salvador. A ferrovia permitirá o escoamento da produção de grãos e de minérios do oeste baiano pelo Porto de Salvador, barateando custos de transporte dessas cargas.

Investimento: Prevista para começar em 2009, a obra está orçada em R$ 1,6 bilhão do Governo Estadual e Federal.

Extensão: Totaliza 575 km, sendo 242 km da primeira etapa que fica entre Bom Jesus da Lapa e Brumado e 333 km da segunda etapa localizada entre Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães.

3. ESTRADAS

BRs 324 e 116: Será anunciada a inclusão das estradas no próximo pacote de licitação de concessões de rodovias federais do Sul e Sudeste à iniciativa privada.