A inauguração de dois dos 76 casarões em processo de restauração no Pelourinho marcou hoje (3) o início da sétima etapa do projeto de requalificação do Centro Histórico de Salvador. Os imóveis, número 10 da Rua 28 de Setembro e número 21, da Rua São Francisco, abrigam oito e três apartamentos, respectivamente, e foram entregues a pessoas que já moravam na área e escolheram continuar ali.
As fachadas originais foram recuperadas e as volumetrias mantidas, já que se trata de uma área tombada. A entrega dos casarões contou com a presença do governador Jaques Wagner. Em solenidade no Palácio Rio Branco, o secretário da Cultura, Márcio Meirelles, lançou a Programação Verão, o novo roteiro de animação cultural do Pelourinho. Também foram assinados o decreto que institui Conselho Gestor do Centro Antigo de Salvador e o acordo de cooperação entre União, Estado e Município para execução de ações de revitalização da área.
Os imóveis recuperados pelo Governo do Estado serão transformados em 103 unidades habitacionais e 55 pontos comerciais. Sete monumentos históricos também serão restaurados, num investimento da ordem de R$ 29,37 milhões. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) é o órgão responsável pela execução das obras.
A sétima etapa da restauração do Centro Histórico, que considera a recuperação do patrimônio histórico uma forma de inclusão social, tem o apoio do Programa Monumenta – iniciativa do Ministério da Cultura que é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visa a revitalização de centros históricos urbanos.
A nova programação cultural do Pelourinho foi criada após escuta junto a comerciantes, dirigentes de órgãos públicos e instituições culturais parceiras, além de moradores e representantes do setor hoteleiro. Está prevista a realização de eventos especiais, atividades sócioculturais, shows e ensaios de verão. A intenção é incentivar a visita de baianos e turistas ao Pelourinho.