Os aspectos gerais do programa de resíduos sólidos no país, a gestão associada das secretarias estaduais e a proposta de política nacional de resíduos sólidos serão os temas abordados pelos representantes do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica e Silvano Silvério da Costa, amanhã (1º), na Fundação Luis Eduardo Magalhães, no I Seminário Estadual de Resíduos Sólidos.
No seminário serão assinados o Protocolo de Intenções do Consórcio Público de Saneamento da Região de Irecê e o Convênio com o Ministério do Meio Ambiente para viabilizar o Plano Estadual de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos.
A abertura do seminário acontece às 8h, com a presença de Leodegar Tiscoski, do Ministério das Cidades, além do chefe do Ministério Público Estadual, Lidivaldo Britto, dos secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, de Relações Internacionais, Rui Costa; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, e do presidente da União dos Municípios da Bahia, Orlando Santiago. O encerramento está previsto para as 18h.
Outros órgãos estaduais, como as Secretarias do Trabalho, de Saúde, da Agricultura, do Planejamento, do Turismo, o Centro de Recursos Ambientais (CRA), a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), a Desenbahia, e federais, a exemplo dos Ministérios da Saúde/Funasa, da Integração Regional/Codevasf, Fundação Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Universidade Federal da Bahia, estão envolvidos no seminário.