A necessidade de construir uma sociedade preocupada com a valorização e o respeito à pluralidade de valores e situações de seus integrantes foi o foco, ontem (18) e hoje (19), do Seminário Educação em Direitos Humanos. O evento, realizado na Fundação Luís Eduardo Magalhães/CAB, teve como objetivo discutir conceitos e coletar propostas para construção do Plano Estadual de Direitos Humanos.
Promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, o seminário contou com a participação de estudantes e profissionais voltados para a área. Na programação um embasamento histórico e conceitual em torno da universalização dos Direitos Humanos, fornecido pela professora Clarice Duarte.
A doutora em Educação Aída Monteiro apresentou ao público o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) – programa do Governo Federal voltado à promoção efetiva da cidadania através da educação. “O PNEDH vai desenvolver no indivíduo a consciência crítica e o conhecimento dos seus direitos como cidadão”, explicou Aída Monteiro.
Outro assunto abordado por ela é a participação da mídia no processo de formação da cidadania. Segundo a Doutora, a mídia, principalmente a televisão, tem um grande poder de persuasão. “A mídia trabalha com a subjetividade. O poder que se percebe na produção de suas imagens é impressionante, podendo ser benéfico ou altamente destrutivo ao cidadão”, disse a Professora.
A jornalista Suzana Varjão discutiu, na palestra Educação em Direitos Humanos e Mídia, como a mídia tem tratado a questão da violência na sociedade. Suzana apresentou os índices alarmantes de homicídios e discutiu as possibilidades de reversão do quadro.
Hoje (19), os participantes contaram com a realização de cinco oficinas temáticas, cada uma relacionada a um eixo do PNEDH, como Educações Básica e não Formal, Ensino Superior e Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança. Os trabalhos desenvolvidos nos dois dias servirão de base para a execução do Plano Estadual, em consonância com o PNEDH.