Cerca de 70 internos do Presídio Salvador já tinham recebido atendimento na Feira de Saúde no Presídio Salvador até a manhã de hoje (10). A ação teve início na última segunda-feira (8) e a previsão é de que ao fim do mês toda a população da unidade seja contemplada. Essas ações proporcionam a obtenção de indicadores que identificam o perfil da saúde no presídio, o que possibilita atuar, com maior precisão, na prevenção e combate de doenças.
Os detentos estão sendo submetidos a uma avaliação para traçar o diagnóstico social de cada um deles, através da aplicação de um questionário que permite identificar fatores de risco familiar. Além disso, estão passando por exames para detecção de doenças como HIV, glicemia capilar, hipertensão arterial e baciloscopia de escarro, que diagnostica uma eventual tuberculose.
A triagem odontológica, que detecta sintomas de câncer de boca, é feita pela dentista do próprio Presídio Salvador, Marilene Faroni. Amanhã (11), os agentes penitenciários da Unidade também serão atendidos, recebendo vacinas contra doenças como tétano, hepatite, gripe e rubéola.
A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Secretaria de Saúde (Sesab) firmaram acordos para expandir as equipes de assistência à saúde das unidades prisionais de Salvador para compatibilizar com o número previsto pela resolução do Governo Federal. Os serviços prestados pela Feira da Saúde estão previstos na Portaria Interministerial nº 1.777, de 03 de setembro de 2003, que busca viabilizar a atenção integral à saúde da população do Sistema Penitenciário Nacional.