Brasília – O governador Jaques Wagner foi recebido hoje (11) pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie. Foi sua primeira visita ao STF como governador do Estado da Bahia.

Wagner aproveitou a oportunidade para defender a causa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Empresas Petroquímicas do Estado da Bahia – Sindiquímica, sediado no Pólo Petroquímico de Camaçari, do qual já foi o presidente, e cujo recurso extraordinário será julgado na segunda-feira, pelo plenário do STF.

O Sindicato quer a reposição do poder aquisitivo e a validade da cláusula de garantia, mais conhecida como cláusula quarta, celebrada em convenção coletiva, nos moldes da legislação em vigor e considerada ato jurídico perfeito. Desde 1988, os trabalhadores do Sindiquímica lutam para garantir o pagamento desta cláusula de garantia, assegurando à categoria profissional o direito ao reajuste de 90% do IPC do mês anterior.

O julgamento do recurso extraordinário realizado em 28 de junho foi interrompido por um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes, que deverá apresentar seu parecer na segunda-feira, dando prosseguimento ao julgamento. O ministro Sepulveda Pertence, antes de se aposentar, proferiu seu voto em favor dos trabalhadores do Sindiquímica.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner também cumprimentou os ministros Carlos Alberto Direito, Ayres Britto, e Henrique Ricardo Lewandowski.