O Dia das Crianças, comemorado amanhã (12), será marcado pelo anúncio da reforma e ampliação do recinto dos grandes felinos, do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Zôo de Salvador). A partir da segunda quinzena de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) dará início às obras do felinário, que vai ganhar uma linguagem visual moderna, respeitando os aspectos fisiológicos e comportamentais dos animais.
De acordo com Gerson Norberto, coordenador do parque, o objetivo é transformar o local em um ambiente parecido com o habitat natural. “Queremos assegurar o bem-estar dos felinos e oferecer uma estrutura de qualidade, que permita seu desenvolvimento adequado”. A idéia é estudar o comportamento e obter informações que favoreçam o trabalho de conservação da fauna silvestre.
Após a reforma, o local terá 42% a mais de espaço, um piso superior e uma área de escape, para que os animais se abriguem nas horas de mais calor e em período de reprodução. Ainda segundo o coordenador, a legislação vigente não faz exigências quanto à área de escape, mas especialistas garantem sua importância para proporcionar condições mais tranqüilas aos animais.
Ornamentado com pedras e cascatas e revestido com visores de vidro laminado, o novo recinto foi projetado também com o objetivo de eliminar o conceito de usar grades, separando os animais do público. A iniciativa foi inspirada em diferentes zoológicos do mundo e baseada em experiências funcionais, adaptadas às particularidades dos 12 felinos que o zôo abriga atualmente. A conclusão das obras está prevista para dois meses após o início. Os recintos dos primatas e as aves serão os próximos a serem reformados.
Ainda em comemoração ao Dia das Crianças, na sexta-feira (12), das 8h30 às 17h, o cartunista Paulo Serra estará no Zôo, apresentando aos pequenos o seu personagem Mero. Dessa vez, a aula divertida será para ampliar a visão das crianças sobre o parque, com alertas para o cuidado com os bichinhos e, também, com a botânica do local, que abriga árvores centenárias. Na oportunidade, acontecerá o Repente do Cartum Ecológico. A atividade consiste na confecção de desenhos, a partir de temas ambientais sugeridos pelas próprias crianças.