Após seis dias, os incêndios que atingem áreas de oito municípios, na região da Chapada Diamantina, continuam sendo combatidos pelas brigadas voluntárias dos municípios de Piatã, Palmeiras e Seabra, em parceria com o Corpo de Bombeiros da cidade de Lençóis. Mais quatro grupos de brigadistas chegaram para apoiar a operação, que vem atuando em 20 novos focos.

Ontem (30), foram registrados mais cinco entre os municípios de Piatã e Rio Contas, dentro da Área de Proteção Ambiental Serra do Barbado. Segundo Ângela Leony, gestora da Apa e da Área de Relevante Interesse Ecológico Nascentes do Rio de Contas, até então os novos focos ainda não haviam sido assistidos. “Descobrimos o fogo perto do Pico do Barbado pela manhã, já estamos entrando em contato com as brigadas para nos auxiliar”, explicou.

Já foram registrados incêndios nas cidades de Ibicoara, Livramento, Érico Cardoso, Palmeiras, Piatã, Abaíra, Andaraí e Rio de Contas. Além dos veículos disponibilizados pela Semarh, mais um veículo da Superintendência de Recursos Hídricos do Estado (SRH), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, está sendo utilizado no transporte dos brigadistas, entre os municípios de Palmeiras e Piatã.

Os veículos enviados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o helicóptero cedido pela Polícia Militar do Estado continuam à disposição da operação. As brigadas voluntárias estão se revezando em turnos, recebendo apoio logístico da Semarh e da Prefeitura Municipal de Piatã. “Estamos trabalhando em estado de alerta, por isso a ajuda em transporte e alimentação é fundamental importância”, afirmou Ângela Leony.