Com o objetivo de descentralizar cada vez mais e melhor o licenciamento ambiental, o Centro de Recursos Ambientais – CRA, por meio da sua Coordenação de Articulação e Participação Social (Coaps), iniciou, hoje (29), mais uma edição do Curso Introdutório de Educação Socioambiental no Licenciamento, destinado aos gestores do sistema Semarh, envolvidos direta e indiretamente com a educação socioambiental.
Os participantes vão receber, até amanhã, aprofundamento teórico-metodológico necessário às suas atividades cotidianas e institucionais voltadas para o licenciamento. Os ensinamentos serão passados pelo professor Carlos Frederico Loureiro, da Ufba e pela consultora Lúcia Anello, do Ibama, por meio de aulas expositivas seguidas de debates, estudos dirigidos em grupos e estudos de casos.
Do material didático consta o livro Cidadania e Meio Ambiente, em meio digital, escrito pelo professor Loureiro, além de outros estudos acadêmicos e termos de referências voltados para os temas propostos. Serão apresentados casos concretos e as principais questões teóricas e operacionais sobre a educação ambiental no licenciamento, definidas pelo grupo de técnicos do CRA, em oficina interna. Também serão retomadas as diretrizes pedagógicas do Ibama à luz dos casos trabalhados, com o aprofundamento das discussões sobre o assunto e os componentes do Termo de Referência de Educação Ambiental no Licenciamento, em elaboração do Centro de Educação Ambiental – CEA.