A diretora-geral do CRA, Beth Wagner, acompanhada do diretor de Fiscalização e Monitoramento Ambiental, Pedro Ricardo, e da coordenadora de Fiscalização Ambiental e de Atendimento Emergencial, Carla Fabíola, participam amanhã (2), na quadra de esportes do Clube Jacarandá, no bairro do Recanto do Lago, em Teixeira de Freitas, de uma audiência pública, com carvoeiros, que serão orientados sobre o uso adequado do descarte de madeiras, principalmente do eucalipto, utilizadas pelas indústrias de celulose.
Segundo Carla Fabíola, muitos trabalham em condições desfavoráveis, sem proteção ou orientação e se faz necessário um ordenamento com o objetivo de discutir procedimentos para que as atividades das carvoarias possam ser legalizadas. O encontro é promovido pela Coordenação Regional do Núcleo Mata Atlântica do Ministério Público Estadual, por meio da sua Coordenação Costa das Baleias, sediada no município, atendendo todo o extremo sul da Bahia
Os promotores públicos Sérgio Mendes, coordenador Regional do Núcleo Mata Atlântica, e Alexandre Soares Cruz, do Núcleo Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, convidaram para a audiência os representantes das siderúrgicas da região e das indústrias de celulose como a Aracruz e Suzano.
Beth Wagner considera como um “passo importante”, participar no interior de forma direta das ações com vista à ordenação da produção e legalização das atividades. “É o órgão ambiental se movimentando, indo até a base, os carvoeiros, para ouvir seus clamores e, ao mesmo tempo, orientá-los quanto aos procedimentos visando minimizar mais um passivo ambiental”, disse.
No encontro de amanhã, estão previstas delegações de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Ibirapoã, Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Lejedão, Argôlo, entre outros municípios.