Com expectativa em negócios de aproximadamente R$ 2 milhões, mais de 400 animais estarão na 25ª Exposição Agropecuária de Itabuna – Expoita 2007, de amanhã (24) a domingo (28), no Parque de Exposição Antônio Setenta. A exposição é promovida pelo Sindicato Rural de Itabuna, com apoio da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri). Diversos órgãos do estado estarão presentes para apresentar as pesquisas tecnológicas e as ações de treinamento e de fiscalização executadas na Bahia.
Segundo Wallace Setenta, presidente do Sindicato Rural, 50 mil pessoas devem visitar a feira. Ele afirma que “sem o apoio do governo do Estado através da Seagri, essa exposição não aconteceria”. A Expoita será aberta com a presença do secretário da Agricultura do estado, Geraldo Simões.
“A exposição terá dois leilões, um com o nome Força do Leite e o outro Carga Fechada, que se referem a leite e corte, respectivamente”, diz Valdemir José dos Santos, coordenador do evento. Os leilões acontecem sexta-feira e sábado, a partir das 17h.
A Seagri estará presente com um estande que reunirá boa parte do trabalho desenvolvido pela Bahia Pesca, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Os visitantes poderão conhecer as ações e participar, gratuitamente de cursos, palestras e demonstrações. As atividades programadas para o espaço da Seagri acontecerão durante os quatro dias do evento.

Beneficiamento de pescados

O curso sobre técnicas de beneficiamento, processamento e culinária de pescados voltados para o desenvolvimento da agropecuária da região de Teixeira de Freitas, com quatro horas de duração, é uma das atividades que os agricultores familiares e visitantes poderão conferir no estande institucional da Bahia Pesca.
Serão distribuídos materiais informativos sobre como consumir e comprar um peixe de qualidade, além de apresentações de outros projetos da Bahia Pesca que visam fomentar a aqüicultura e a pesca com iniciativas de natureza econômica, social e ambiental.

Fiscalização de animais

Fiscalização de animais na entrada do parque e exposição de programas relativos à defesa agropecuária do Estado são algumas das atividades que a Adab desenvolverá durante a exposição. Uma equipe formada por 15 médicos veterinários e 20 auxiliares de fiscalização já está de plantão para garantir a sanidade dos animais participantes.
Conforme legislação vigente, os proprietários que não apresentarem a Guia de Trânsito de Animais (GTA) e certificado de sanidade para doenças específicas de cada espécie terão seus animais impedidos de participar do evento. Serão ministradas palestras sobre a importância do consumo de carne e leite inspecionados.

Derivados de leite

Cursos de derivados de leite, palestras sobre Manejo de Pastagem, Fruticultura, Reprodução e Inseminação de gado bovino são algumas das atividades que serão desenvolvidas pela EBDA. A empresa irá demonstrar os principais projetos e serviços de cada região do estado, como frutas, grãos, oleaginosas e café. Os visitantes ainda poderão obter informações técnicas sobre mandioca, apicultura, banana e sobre o Sistema Agroflorestal (SAF), executado em Camamu.
Por meio das palestras, a empresa busca capacitar os agricultores familiares e fortalecer as cadeias produtivas, oferecendo informações tecnológicas de maneira sustentável. O manejo racional do solo também será discutido. O objetivo é dotar os produtores de técnicas para aumentar a vida útil das pastagens, reduzir os riscos de compactação e erosão, e conseqüentemente, aumentar a produção e a produtividade animal.