A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) conclui amanhã (26), em Porto Seguro, o Curso de Harmonização e Padronização de Procedimentos de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal, em Porto Seguro. O evento faz do processo de adesão da Bahia ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), que visa integrar e descentralizar as ações de fiscalização e inspeção nas esferas federais e estaduais.
Aproximadamente 40 médicos veterinários, fiscais estaduais e federais participam do curso, que tem como objetivo uniformizar as ações de inspeção que a Adab realiza no estado. Realizado desde o dia 23, o curso conta com palestras de membros da Auditoria da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O Ministério da Agricultura por intermédio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), órgão coordenador, concederá à Bahia, mediante comprovação, a equivalência entre o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Federal (SIF). A padronização e harmonização possibilitarão ampliação de mercados e a comercialização dos produtos de origem animal, nas diversas escalas de produção, preservando a inocuidade e qualidade destes produtos, e conseqüentemente, a saúde pública, com o intuito de promover o desenvolvimento e a inclusão social.
O processo de adesão ao Sisbi permitirá a interiorização do serviço de inspeção e impulsionará o desenvolvimento de novas agroindústrias, vinculadas à agricultura familiar. Estabelecimentos registrados na Adab poderão comercializar seus produtos para outros estados, após supervisão e auditoria efetuada pelos órgãos de inspeção. Porém, nem todos os estabelecimentos estarão automaticamente incluídos no Sisbi, cabendo ao Serviço de Inspeção indicar quais estabelecimentos o integrarão.
Segundo o diretor de inspeção da Adab, Willadesmon Silva, o SIE, executado pela Adab, possui reconhecimento e posição de destaque junto às demais agências do país. Ele afirma que a expectativa, com este trabalho, é consolidar e avançar na melhoria dos procedimentos, de modo a facilitar o enquadramento ao Sistema, que permitam o crescimento e a conquista de novos mercados consumidores, além de diminuir a comercialização de produtos clandestinos.
“O Sisbi será uma importante ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do estado, devido à implantação de novas agroindústrias, Elas vão garantir o abastecimento e a segurança do alimento que a população consome, com ganhos na saúde pública, devido a prevenção de doenças transmitidas por alimentos de origem animal”, afirma Willadesmon. A Adab possui, atualmente, 244 estabelecimentos registrados e certificados no SIE, entre matadouros frigoríficos, laticínios, entrepostos de mel, pescados e carnes.