Depois de encerrada, em 30 de setembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, agora é a vez de declarar. O criador deve comparecer até o dia 15 deste mês a uma das sedes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e comprovar que vacinou seu rebanho. De acordo com a legislação, o criador que não declarar a vacinação neste período estará sujeito à multa de 150 Ufirs por propriedade.
A declaração é a única forma de contabilizar o percentual do rebanho vacinado no estado. “É a partir da declaração que acontece a oficialização da vacinação, o que também possibilita para a Adab fazer o levantamento do rebanho de bovinos e bubalinos existentes na Bahia, bem como obter o percentual de animais imunizados contra a aftosa”, disse o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Valentim Fidalgo.
Deve ser apresentada, na hora da declaração, a listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária, bem como a nota ou cupom fiscal de aquisição das vacinas, que são emitidos em nome do proprietário. A Adab possui 15 coordenadorias regionais, 71 gerências locais e 346 escritórios municipais distribuídos por todo p interior do estado, que estarão prontos para o atendimento.
Segundo Fidalgo, além da multa, o descumprimento desta determinação implica na suspensão da emissão do Guia de Trânsito de Animais (GTA) e multa aos seus proprietários.