Com a execução de programas e projetos que visam o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria da Agricultura (Seagri), participa da 26ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, que acontece até domingo (14), no Parque de Exposição do município.
No estande institucional, montado pela Seagri, a EBDA vai apresentar os principais produtos e serviços desenvolvidos na região, destacando a fruticultura, a apicultura e a bovinocultura de corte e leite. Também será demonstrado, o cultivo das culturas de café e de banana. O Biodiesel terá um destaque, tendo em vista o grande potencial econômico e social que se inicia na região para a produção de oleaginosas.
Para o presidente da EBDA, Emerson Leal, “é muito importante a realização de eventos como este, em que a empresa expõe seus trabalhos, por meio de pesquisas, extensão rural e apoio dos técnicos, sempre voltado para a agricultura familiar”, afirmou.
Durante a feira estarão à disposição dos agricultores, técnicos da empresa para prestar informações, além de máquinas e implementos agrícolas, mostruário de abelhas e manequim, mudas e frutos diversos, café nas suas diversas fases de produção, óleos brutos e refinados (Biodisel), entre outros. Os visitantes ainda poderão adquirir publicações técnico – científicas.

Destaques

Cursos de apicultura e de banana serão destaques na exposição. Com o tema Mel Cristalizado, os agricultores familiares poderão conhecer as questões técnicas e produtivas da cultura do mel, apresentadas pelo produtor Telmo Moreira de Souza, que é assistido pela empresa. O curso referente à cultura da banana, com o tema Sigatoka Negra, será apresentado pelo agrônomo da EBDA, Tarcilo Galvão.
Na exposição serão esperados cerca de 1.400 agricultores familiares. Uma das novidades é a realização do concurso dos animais das raças Mangalarga Marchador e Nelore, além de leilões, com um total de 2.500 animais das fazendas Jamile e Colatina.