A partir de 2008, os cidadãos baianos poderão monitorar a execução das ações do governo Jaques Wagner por meio de um portal que será lançado pela Secretaria do Planejamento (Seplan). O aviso de licitação para contratação de produtos e serviços técnicos que viabilizem a ferramenta foi publicado em jornal na quarta-feira (3).
O tema foi destacado hoje (5) pelo secretário do Planejamento, Ronald Lobato, durante uma reunião sobre modelos de monitoramento de ações prioritárias e do PPA 2008/2011, com a participação de gestores do governo da Bahia.
Antes do secretário, a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Mirian Belchior, falou sobre Instrumentos de Apoio à Decisão no Governo Federal.
A chefe da Casa Civil da Bahia, Eva Chiavon, fez uma apresentação das prioridades do governo estadual, estabelecendo a diferença entre o monitoramento feito pela Seplan – voltado para os programas e ações do PPA 2008/2011 – e o monitoramento realizado pela Casa Civil – direcionado para as ações prioritárias.
“Os baianos participaram ativamente da escolha das prioridades do governo para os próximos quatro anos, via PPA Participativo. Agora poderão fazer o acompanhamento pelo portal, que trará os programas, projetos e ações com seus indicadores de eficácia”, afirmou Lobato.

Indicadores de avaliação

Além do portal, a execução do PPA 2008/2011 terá outros mecanismos de monitoramento, a exemplo do Fórum de Acompanhamento, constituído no PPA Participativo a partir da escolha dos representantes dos 26 territórios de identidade em que está dividida a Bahia.
A Seplan criou também 110 indicadores de avaliação que vão possibilitar a quantificação do alcance das metas do PPA. Outras ferramentas de monitoramento e avaliação do plano são as pesquisas, conferências e a atuação de uma rede de agentes de planejamento e gestão que está sendo formatada na estrutura da secretaria.